Spotify Wrapped 2024
A Orbit Data Science analisou +1000 conversas no Facebook, Instagram e X, entre 01/11/2024 e 26/11/2024, sobre a retrospectiva anual do Spotify.
What’s a Rich Text element?
The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.
Static and dynamic content editing
A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!
How to customize formatting for each rich text
Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.
Spotify Wrapped 2024
Uma Jornada de Auto Expressão, Memórias e Conexões Musicais: Mais do que uma celebração musical, o evento reflete as conquistas do ano, enquanto conecta os ouvintes a seus artistas favoritos.
Estudo da Orbit analisou conversas nas redes sociais sobre a retrospectiva anual do Spotify. Ouvintes compartilham suas expectativas para o resultado, artistas que desejam visualizar no ranking de mais ouvidos e reflexões sobre 2024.
- Evento já faz parte da vida dos usuários da plataforma: O aumento nas menções (+150% em 2024) ilustra que os ouvintes cada vez mais já esperam pelo lançamento e estão acostumados com o formato.
- Auto expressão como conteúdo compartilhável: A retrospectiva transforma gostos musicais em narrativa, promovendo uma forte identificação dos usuários com seus artistas favoritos e reforçando suas identidades nas redes sociais.
- Validação e imagem social: Os resultados vão além da música; as escolhas musicais se tornam reflexo da personalidade dos consumidores, e precisam ser socialmente aceitáveis entre as mais diversas bolhas e comunidades.
- Momento de reflexão: Internautas relacionam os resultados aos momentos marcantes de suas vidas durante o ano; a retrospectiva é uma jornada nostálgica, que associa conquistas, desafios e sentimentos do ano às trilhas sonoras pessoais, criando um forte vínculo emocional com a plataforma e ilustrando como a música influencia as experiências humanas.
Resumindo bem (Zoom-in)
A partir de menções e comentários publicados no Facebook, Instagram e X (antigo Twitter) sobre a retrospectiva anual do Spotify, identificamos que os brasileiros estão muito ansiosos para a chegada do resultado final.
As expectativas ilustram principalmente a necessidade dos amantes da música por representatividade e conexão com seus artistas favoritos e reflexões dos ouvintes sobre o ano.
Panorama geral
As conversas sobre a retrospectiva cresceram 150% no último ano, e estão diretamente relacionadas ao aumento do interesse do público. A retrospectiva inclusive já é conhecida por muitos pelo seu nome oficial, "Spotify Wrapped".
Gráfico 1 - Volume de conversas sobre a retrospectiva nos últimos dois anos
Fonte: Radar Stilingue - busca por menções com os termos "spotify wrapped” + (retrospectiva AND spotify) entre os meses de janeiro e novembro de 2024.
Evolução das conversas durante o ano
Gráfico 2 - Linha do tempo de conversas sobre a retrospectiva em 2024
Fonte: Radar Stilingue - busca por menções com os termos "spotify wrapped” + (retrospectiva AND spotify) entre os meses de janeiro e novembro de 2024.
Em janeiro e fevereiro as conversas sobre a retrospectiva de 2023 ainda seguem em alta.
Após o meio do ano, em julho, as conversas surgem novamente. Usuários começam a se questionar sobre o ano e se perguntam: "quem vai aparecer na minha retrospectiva desse ano?".
Quais as expectativas do público?
As torcidas pelos artistas favoritos do público aparecerem em colocações relevantes no ranking representam a maior parte das conversas. Para além das torcidas, a retrospectiva também é um termômetro do ano para muitos dos ouvintes, que ficam reflexivos sobre os acontecimentos, desafios e conquistas durante os meses.
Gráfico 3 - Expectativas para a retrospectiva
(passe o mouse e clique para interagir)
Fonte: 1033 comentários classificados.
✦ Torcidas para o ranking
A maior expectativa do público está relacionada ao desejo de ver os seus artistas favoritos em suas retrospectivas. Para os ouvintes, se sentir conectado com os seus ídolos gera sentimento de representatividade. O público quer postar o resultado!
✦ Reflexões sobre o ano
Internautas interpretam a retrospectiva do Spotify como narrativa dos acontecimentos das suas vidas durante o ano. Os desafios e conquistas de 2024 são lembrados com carinho.
✦ Vergonha do resultado
Também há aqueles que estão preocupados com os resultados, pois sentem que ouviram músicas que não representam o que gostariam de passar para o público. Alguns inclusive declaram que não irão postar a retrospectiva por vergonha do gênero musical ou do artista.
Como os ouvintes estão se sentindo na reta final?
Gráfico 4 - Radar de emoções
Fonte: 1033 comentários classificados.
✦ O Ansioso (52%)
Usuários mais entusiasmados e que estão torcendo para que seus artistas favoritos sejam reconhecidos na retrospectiva. É o perfil que costuma participar das discussões de fandoms e rankings musicais; com objetivo de validar e compartilhar seu orgulho por seus artistas favoritos, além de se conectar com outros fãs.
Taylor Swift é a artista mais presente nas expectativas dos ouvintes ansiosos pelo resultado.
✦ O Reflexivo (22%)
Esse grupo representa os usuários que encaram o Spotify Wrapped como uma forma de revisitar o ano através das músicas que ouviram; conecta artistas e músicas a momentos significativos do ano, como conquistas ou desafios emocionais.
Artistas como Taylor Swift, Lana Del Rey e Sabrina Carpenter aparecem com mais frequência entre o grupo.
✦ O Preocupado (18%)
O grupo que se preocupa com a forma como os resultados da retrospectiva serão percebidos por si mesmos e pelos outros; questionam os resultados e evitam compartilhar se acharem que são "embaraçosos".
Funk é o gênero mais associado entre os preocupados.
✦ O curioso (8%)
Usuários que não fazem ideia do que vem pela frente. Também apresentam dúvidas sobre as datas e formato da retrospectiva. Entretanto, também querem validar as suas experiências musicais.
Os curiosos, embora não saibam quais artistas irão aparecer, foram bem ecléticos durante o ano, e exploraram gêneros diversos: do Rock, Pop, Sertanejo e até MPB.
Quais são os estilos musicais mais cotados?
Gráfico 5 - Gêneros mais mencionados nas torcidas e expectativas dos internautas
(passe o mouse e clique para interagir)
Fonte: 1033 comentários classificados.
O gênero mais citado é o Pop (63%). Seguido por Rock (7%), Funk (6%) e Rap (6%).
A diversidade de gêneros representa a pluralidade do Brasil, entretanto, mesmo representando grupos e comunidades distintas, os amantes da música têm algo em comum: a busca por representatividade.
E os artistas mais cotados?
Gráfico 6 - Bandas e artistas mais mencionados
(passe o mouse e clique para interagir)
Fonte: 1033 comentários classificados.
✦ Taylor Swift (13%), Billie Eilish (8%), Lana Del Rey (6%), Sabrina Carpenter (6%), Jão (3%) e Anitta (3%).
Conclusão
A retrospectiva representa uma oportunidade de auto expressão e validação social. Enquanto as playlists se tornam narrativas, os memes reforçam as identidades digitais dos internautas brasileiros.
Gráfico 5 - Grafo de associações de palavras mais utilizadas.
Fonte: 1033 comentários classificados.
O estudo mostra que a retrospectiva musical já virou tradição para os usuários da plataforma, com um crescimento de 150% nas menções em 2024.
Mais do que um resumo de gostos e preferências musicais, as retrospectivas ilustram histórias pessoais, incentivando a auto-expressão através das postagens e compartilhamentos, e fortalecendo a conexão dos ouvintes com seus artistas favoritos. Os ouvintes veem suas escolhas como uma extensão das suas próprias identidades, e as compartilham com orgulho.
Mas a retrospectiva vai além da música, e desperta memórias e emoções que conectam os usuários aos momentos mais marcantes do ano. Cada música ganha um significado único e representa as conquistas, desafios e sentimentos vividos durante o ano, fortalecendo a relação do público com a plataforma, ilustrando como a música acompanha e transforma as experiências individuais da vida.
Sobre a metodologia
O artigo foi iniciado a partir de análises de volumes de conversas sobre o assunto a partir do Radar Stilingue.
Em seguida, aprimoramos a análise de opiniões e expectativas dos usuários a partir de comentários e publicações classificadas no Facebook, Instagram e "X" (antigo Twitter). As classificações foram feitas em uma amostra aleatória de 95% de nível de confiança e 3% de erro amostral, e os resultados foram analisados de acordo com a metodologia Orbit de classificação de padrões e identificação de insights.
Ficha Técnica
A ficha técnica faz referência à base classificada. Recortes pontuais via Radar Stilingue estão descritos nas fontes dos gráficos.
Redes sociais: Facebook, Instagram e X.
Período: 01/11/2024 a 26/11/2024.
Nível de confiança: 95%.
Erro amostral: 3%.
Query: ("spotify wrapped” OR (retrospectiva AND spotify)).