O que os Brasileiros estão Sentindo após o Bloqueio do X?

Estudo da Orbit analisou 500 conversas, no TikTok, sobre o bloqueio do X (ex-Twitter) no Brasil. Brasileiros expressam sentimentos sobre a ausência da rede e como pretendem substituir a plataforma.

What’s a Rich Text element?

The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.

Static and dynamic content editing

A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!

How to customize formatting for each rich text

Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.

O que os Brasileiros estão Sentindo após o Bloqueio do X?

Os sentimentos de tristeza e saudade evidenciam o impacto emocional da suspensão do X na comunidade, que migra para o Bluesky buscando um formato dinâmico e semelhante para compartilhar opiniões.

Estudo da Orbit analisou 500 conversas no TikTok sobre a suspensão do X (ex-Twitter) no Brasil. Consumidores brasileiros expressam seus sentimentos e opiniões sobre a ausência da rede, dividindo como pretendem substituir a falta da plataforma.
  • O sentimento dos usuários é 59% negativo. Internautas estão tristes com o fim da rede social e confusos sobre para qual devem ir. A conexão e união que a plataforma oferecia fazem parte do dia a dia de milhares de usuários, que estão se sentindo "órfãos" do X;
  • Também há quem concorde e seja a favor: A necessidade de regulamentação das redes, moderação de conteúdo e adaptação às leis locais do Brasil são destacadas entre os usuários que estão felizes com a decisão;
  • 30% das opiniões de usuários que expressam sentimentos após o bloqueio do X representam usuários já decididos a migrar para uma nova rede social, ilustrando que um novo cenário digital vem por aí;
  • Considerando os usuários que já se decidiram sobre a migração, 78% dizem que o BlueSky será o substituto do X. Em seguida, o Threads aparece com 14% dos comentários.

Categorias

‍Resumindo bem (Zoom-in)

Após a suspensão da plataforma, usuários se sentiram órfãos da rede de compartilhamento de opiniões.

O formato do X oferecia para além de um diário emocional para os usuários, mas também conexões e sentimento de pertencimento. Usuários têm procurado novas plataformas para dar continuidade e suprir o desejo de compartilhar suas opiniões.

Panorama geral

A partir de comentários em publicações sobre o fim do  X, antigo Twitter, no TikTok. O estudo revelou que, após a suspensão, muitos usuários ficaram desamparados sem conseguir acessar a plataforma. 

Os brasileiros têm sentimentos mistos sobre a suspensão da plataforma. Usuários a favor da decisão compartilham seus ideais, enquanto os usuários contra o bloqueio compartilham suas insatisfações e declaram seus próximos passos no meio digital.

Sentimentos

  • O que o brasileiro está sentindo após o bloqueio?

Após a suspensão, usuários se sentiram órfãos da rede de compartilhamento de opiniões. O formato da plataforma X oferecia para além de um diário emocional para os usuários, mas também conexões e sentimento de pertencimento. A saudade, desejo de tuitar, e a possibilidade de continuar usando a plataforma através de VPN, representam as particularidades do X. Mesmo com outras redes sociais funcionando, os usuários sentem falta do formato e dinâmica da plataforma.6% das opiniões após o bloqueio ilustram usuários que estão se sentindo, inclusive, desinformados sem o X.

  • Comunidade contra o bloqueio

A comunidade contra o bloqueio representa 26% das opiniões. Boa parte dos usuários acreditam que não havia nada de errado o suficiente para justificar o bloqueio. Internautas também citam que outras plataformas deveriam ser bloqueadas no lugar do X, como jogos de azar e apostas.4% das opiniões contra o bloqueio representam usuários esperançosos, que acreditam que a suspensão não durará muito tempo.

  • Comunidade a favor do bloqueio

Usuários a favor do bloqueio prezam por uma rede social regulamentada e menos tóxica. Usuários acreditam que a falta de regras no X é prejudicial à sociedade, e citam que a suspensão fará bem para as pessoas. 4% das opiniões a favor do bloqueio destacam a necessidade da empresa ter um representante legal no Brasil.

Quais os próximos passos da comunidade?

Órfãos do X migram para o Bluesky devido à familiaridade com o formato e usabilidade da plataforma. 78% dos usuários que citaram que já migraram para um nova rede social citam o Bluesky como destino. Apesar do sentimento de tristeza e saudade do X, os usuários rapidamente buscaram alternativas similares para substituir a ex-rede social do passarinho. Em seguida, o Threads, rede social do Instagram, representa 14%.

O que os internautas estão falando sobre o Bluesky?

O Bluesky já conta com um grupo significativo de usuários engajados e curiosos, mas ainda enfrenta desafios para conquistar totalmente seu público. Muitos usuários estão explorando a plataforma com a expectativa de encontrar seus amigos, para dar continuidade ao dinamismo do compartilhamento de informações que o X oferecia.

Os problemas técnicos, como travamentos e limitações na postagem de vídeos, estão pesando na experiência dos usuários, que ainda enxergam o aplicativo como algo limitado em termos de funcionalidade e alcance.

Conclusão

Os brasileiros têm sentimentos mistos sobre o Bloqueio do X. Enquanto o sentimento de tristeza e saudade evidenciam o impacto emocional, a discussão sobre a favorabilidade da suspensão continua.

Usuários contra o bloqueio já buscam novas soluções para suprir o uso de rotina da plataforma. E discutem a coerência e seletividade da decisão. Enquanto os usuários a favor da decisão reforçam a necessidade da regulamentação das redes sociais, e o impacto da sua ausência na sociedade.

A migração da comunidade para o Bluesky indica que os usuários precisam do formato de compartilhamento de opiniões e dinamismo que o X oferecia.

Sobre a metodologia

O estudo foi feito com base na análise de comentários em  posts públicos no "TikTok" sobre a suspensão do X em setembro. A Orbit classificou uma amostra aleatória de 4.38% de nível de confiança e 3% de erro amostral destas conversas, e os resultados foram analisados de acordo com a metodologia Orbit de classificação de padrões e identificação de insights.

Ficha Técnica

Rede social: TikTok
Período: 31/08/2024 a 03/09/2024
Nível de confiança: 95% 
Erro amostral: 4.38%
Termos investigados: "bloqueio do X" OR "suspensão do X" OR "fim do X" OR "bloqueio do Twitter" OR "suspensão do Twitter" OR "fim do Twitter".